quinta-feira, 30 de julho de 2015

Com nova data e local 3ª CLIM promete se firmar como festa literária oficial de Macaé

Totalmente de cara nova a terceira edição da Ciranda Literária de Macaé, que acontece de 06 a 09 de agosto, na Praia dos Cavaleiros, promete conquistar mais fãs e se firmar como a festa literária oficial de Macaé. A mudança de data e local deve-se a parceria estabelecida entre as organizadoras da CLIM, Glaucia Pinheiro e Simone Mota, e os organizadores do Festival Macaé de Cultura e Gastronomia.

Os Sabores da Língua, tema dessa edição da Ciranda Literária de Macaé, propõe uma experiência pelos gêneros literários que representam esses sabores. Dessa forma a 3ª CLIM abrirá programação com a jornalista e escritora Claudia Nina que é romancista, cronista da Seleções, publicou recentemente um livro de Literatura infanto-juvenil e no final do ano passado participou de uma antologia em homenagem a Tom Jobim com um conto.

Claudia Nina é uma artista que representa amplamente a proposta dessa edição. A autora começa puxando uma programação riquíssima com mais de dez convidados, entre autores, poetas, contadores de histórias, editores, mediadores de leitura e professores.

Na sequência vem a autora e tradutora Celina Portocarrero que abordará a importância do tradutor de obras literárias e todo o trabalho que uma tradução de qualidade exige. Celina traduz de quatro idiomas, e é reconhecida como talentosa poeta e antologista.

Autores macaenses e residentes na cidade também estão na programação. Os macaenses terão a oportunidade de conhecer o trabalho do poeta Zuza Zapata, macaense que teve um de seus poemas selecionado e exposto no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

Uma novidade dessa edição são as duas oficinas literárias que serão ministradas durante a realização da CLIM no sábado, dia 08 de agosto. Uma de contação de histórias pela atriz e contadora de histórias Alessandra Visentin e a outra de Haicai pelo poeta e professor Gerson Dudus.

Com a parceria do Polo Gastronômico as organizadoras criaram o Prosa na Cozinha. O Prosa na Cozinha vai misturar Literatura e Gastronomia nos quatro dias da CLIM, de quinta à sábado às 18 horas, e no domingo às 14 horas. Serão quatro chefes com quatro autores: Claudia Nina com Lidiane Manhães, Marciano Vasques com Joelma Celestrini, Cristina Villaça com Eneida Arendt e Evanio Alves com Nathalie Paes Leme.

Na sexta-feira, dia 07 de agosto, o 'Que gosto tem o livro' promove dois encontros para as escolas levarem seus alunos à 3ª CLIM. O primeiro, às 10 horas, com a autora Claudia Nina e o outro às 15 horas com o autor Marciano Vasques. Para ambos os encontros os restaurantes participantes do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros prometem uma surpresa para os alunos presentes.

Serão quatro dias de muita festa para promover a Literatura, e estimular a leitura e o acesso aos livros. E como toda boa festa a CLIM terá uma programação musical especial no sábado com um show do cantor Tibério Azul apresentando seu álbum Bandarra que tem canção título em homenagem ao poeta Manoel de Barros. Além da participação da Banda Som do Céu no Sarau Jequitibá de Poesia e da cantora Dailza Ribeiro.

O Espaço CLIM contará com a livraria Casa do Livro como livraria oficial do evento e uma Praça Literária será montada em frente a esse espaço para as sessões de autógrafos com os autores participantes como Naná Martins e Edna Bueno, Andreia Ferreira e Tiago Franco, entre outros.

Dessa forma a terceira edição da Ciranda Literária de Macaé promete firmar definitivamente a CLIM como a festa literária oficial da cidade. A CLIM que já é conhecida e respeitada no mercado editorial tendo participação inclusive na programação da Casa Off Flip das Letras durante as duas últimas edições da FLIP, pretende conquistar esse reconhecimento do público da cidade e visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário