quarta-feira, 15 de julho de 2015

3ª CLIM tem mais de dez autores confirmados

Evento de literatura acontece de 6 a 9 de agosto, na Praia dos Cavaleiros

Com o tema “Os sabores da língua” a 3ª edição da Ciranda Literária de Macaé (CLIM) está cheia de novidades para contar. Neste ano, o evento que acontece de 6 a 9 de agosto, na Praia dos Cavaleiros, trará escritores, contadores de histórias, editores, poetas, chefes de cozinha e professores como mediadores de debates que prometem fazer desta edição a mais especial de todas. Entre os nomes confirmados estão: Claudia Nina, Celina Potocarrero, Cristina Villaça, Evânio Alves, José Prado, Marciano Vasques, Naná Martins, Alessandra Visentin, Aline Reis, Katia Pinno, Zuza Zapata, Gerson Dudus e Tiago Franco. 

Outro destaque desta edição é o casamento da Literatura com a Gastronomia. A parceria com o Festival Macaé de Cultura e Gastronomia continua e a CLIM traz a participação das chefes de cozinha Joelma Celestrini, Nathalie Paes Leme, Lidiane Manhães e Eneida Arendt numa deliciosa Prosa na Cozinha com os escritores. 

As curadoras da CLIM Simone Mota e Glaucia Pinheiro revelam que a Ciranda vai trazer uma estrutura mais elaborada e que a parceria com o Festival de Gastronomia promete um público maior para o evento.

– Como acontece desde a primeira edição da CLIM estivemos na Festa Literária de Paraty, a FLIP, participando de mesas literárias, encontrando autores e editores para ampliar esse intercâmbio. Estamos trabalhando para fazer uma Ciranda atraente. A CLIM vem crescendo pouco a pouco a cada ano e buscamos realizá-la cada vez melhor – comenta a escritora e curadora da CLIM, Simone Mota.

A Ciranda Literária de Macaé é uma oportunidade para o intercâmbio de conhecimento e promove o saber através do acesso ao livro e a literatura contribuindo, desse modo, para a formação de leitores críticos. A partir de parcerias e interlocuções realizadas na CLIM, dois escritores da cidade tiveram seus livros publicados pela Editora do Selo Off Flip.

Glaucia Pinheiro salienta a importância da participação das escolas públicas e particulares na CLIM, com a presença de seus alunos para visitação da feira, conversas com os escritores e apresentações de trabalhos realizados nas escolas. Na edição passada, a CLIM contou com a presença efetiva dos alunos do curso de Contadores de Histórias da secretaria de Educação com uma apresentação de Contação de Histórias e dos alunos do Colégio Ativo apresentando um lindo Sarau de Poesias. Presenças que enriqueceram a programação da CLIM. 

– Essa edição da Ciranda Literária de Macaé trará uma programação diversificada e dinâmica para atender aos principais objetivos de tornar interativa a participação das escolas, dos leitores e da população em geral no evento. Teremos oficinas de contação de histórias, saraus, bate-papo com escritores, sessões de autógrafos, leituras, música e poesia – frisa a psicanalista e curadora da CLIM, Glaucia Pinheiro.

Simone e Glaucia observam ainda que o tema “Os sabores da Língua” contemplará todos os gêneros literários que compõem a diversidade cultural do país, passeando por expressões populares como o cordel até a poesia. Também serão explorados livros que trazem a gastronomia nas suas histórias como meio ou fim.

CLIM

A Ciranda Literária de Macaé (CLIM) é o único evento literário que acontece na cidade de Macaé. O evento é um projeto de ação cultural que visa promover a leitura e a literatura em Macaé, através do intercâmbio de conhecimento entre educadores, escritores regionais e a produção nacional contribuindo desta forma para a formação do público leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário